Pular para o conteúdo principal

Toyota retoma atividades nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba após estragos causados por vendaval na unidade de Porto Feliz


Toyota retoma atividades nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba após estragos causados por vendaval na unidade de Porto Feliz

Montadora em Sorocaba interrompeu atividades devido à falta de motores, feitos na unidade de Porto Feliz (SP) e distribuídos por toda a América Latina. Trabalhadores das unidades de Sorocaba e Indaiatuba (SP) voltam nesta terça-feira (21).


Fábrica da Toyota em Sorocaba (SP) 


A Toyota vai retomar as atividades nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba (SP) nesta terça-feira (21), após suspensão por causa dos estragos causados por vendaval na unidade de Porto Feliz (SP).

A fábrica de Sorocaba, assim como a de Indaiatuba, na região de Campinas, foi impactada pelo vendaval que atingiu Porto Feliz, no dia 22 de setembro, devido à falta de motores feitos na unidade e distribuídos por toda a América Latina.


A sede de Sorocaba é responsável por montar os modelos Corolla, Corolla Cross e Yaris, além do lançamento do Yaris Cross, que estava programado para este ano, mas foi adiado para 2026. Ao todo, 4.500 trabalhadores voltarão ao trabalho.

Com a volta dos trabalhadores nesta terça-feira, a montagem de veículos deve recomeçar em novembro. Neste período, conforme apurado pela TV TEM, os colaboradores vão passar por treinamentos.

"Ocorrerá a retomada gradual da produção de veículos nas fábricas de Indaiatuba (SP) e Sorocaba (SP), priorizando a saúde e segurança das pessoas e a qualidade dos produtos", informou a empresa.

Imagens feitas por trabalhadores mostram os danos na empresa, em Porto Feliz (veja abaixo).

Temporal destelha fábrica de motores e carro capotado durante temporal em Porto Feliz

Layoff suspenso

O acordo de layoff, que entraria em vigor nesta terça-feira (21), foi suspenso nas unidades de Sorocaba e Indaiatuba.

A medida temporária que afeta a jornada e o salário, sem que haja demissões, seria adotada para a manutenção e planejamento da linha de produção da montadora.

Mais de 96% dos trabalhadores da montadora votaram a favor da proposta que garante estabilidade no emprego e pagamento integral do PPR.

A Toyota informou que a montagem dos veículos ocorrerá com motores e peças importados de outras unidades no exterior.

"Nesta primeira etapa, a Toyota do Brasil produzirá as versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross, tanto para os mercados doméstico quanto de exportação, sendo que o plano de produção para novembro e dezembro contempla a recuperação do volume de veículos híbridos não produzidos entre 23 de setembro e 31 de outubro."

O layoff (suspensão temporária dos contratos de trabalho ou a redução da jornada e do salário para que empresas possam superar dificuldades econômicas sem demitir em massasegue mantido para os trabalhadores da fábrica de Porto Feliz, ainda sem previsão para retomada da produção.

Relembre o caso

O vendaval atingiu a região de Porto Feliz no dia 22 de setembro, causando diversos estragos pelo município, principalmente na região da fábrica.

Segundo a Defesa Civil, a cidade registrou rajadas de vento de até 90 km/h em diferentes pontos. A força do vento arrancou a cobertura e provocou danos.

Ainda conforme a Defesa Civil, Porto Feliz foi atingida por uma microexplosão, quando o vento sai da nuvem de chuva, a cumulonimbus, em alta velocidade, em direção ao solo.

Comentários

Veja mais

Toyota Sorocaba tem 139 vagas de emprego disponíveis no mês de novembro

 Após passar por momentos difíceis com a destruição parcial da sua fábrica de motores em Porto Feliz, um das melhores indústrias de Sorocaba está com diversas oportunidades de emprego abertas para o mês de novembro de 2025. Ofertas emprego Sorocaba Neste artigo, iremos mostrar como consultar e se candidatar para as vagas disponíveis, já que todas as candidaturas devem ser feitas online, diretamente no site da empresa. Veja no fim da matéria! Um pouco sobre a Toyota Sorocaba: A fábrica da Toyota em Sorocaba, inaugurada em 2012, foi a primeira na América Latina a adotar o conceito EcoFactory , que estabelece altos padrões de eficiência ambiental. Localizada na Avenida Toyota, 9005, no bairro Itavuvu , a planta ocupa uma área construída de 160 mil metros quadrados. Inicialmente projetada para produzir 74 mil veículos por ano, sua capacidade foi ampliada para 158 mil unidades anuais. ​ Anúncio Recrutamento Toyota Atualmente, a unidade é responsável pela produção dos modelos Yaris ( ha...

Vaga de Auxiliar de Produção - Empresa Viscofan - Salário R$ 2.494,80 - Itu/SP

Vaga de Auxiliar de Produção Empresa Viscofan Itu/SP Descrição da Vaga Ambos os sexos  Ensino Médio Completo  Experiência na função  Disponibilidade de horário  Desejável Curso de TBO (clique aqui para fazer o curso gratuitamente) Residir em ITU  Salário inicial R$ 2.494,80 + Benefícios  Os interessados devem enviar o currículo para o whatsapp (11) 93005.0011 - com a mensagem: Produção Viscofan. 👉 Para participar da vaga clique no botão abaixo (clique aqui em verde) 👇 E baixe o aplicativo tool empregos, colocar uma foto profissional, seus dados, uma foto ou print do seu currículo e se candidatar a vaga. 👉 Entre em nosso grupo de vagas 

VAGA DE AUXILIAR DE RECEBIMENTO - EMPRESA CAOA - Itu - SP

 VAGA DE AUXILIAR DE RECEBIMENTO E ENTREGA EMPRESA CAOA Itu - SP Descrição da vaga Estamos com uma posição de Auxiliar de Recebimento e Entrega de Veículos! Já pensou em trabalhar na empresa automobilística que mais cresce no Brasil, uma das maiores empregadoras do país? E, se você é uma pessoa com deficiência (PCD), e está em busca de oportunidades profissionais, esse processo também (e, principalmente) é para você! Nós acreditamos na diversidade e inclusão, e reconhecemos que as diferenças são combustíveis para um maior crescimento e desenvolvimento. Responsabilidades e atribuições Auxiliar na conferência dos veículos recebidos da montadora, verificando as áreas suscetíveis a avarias, tais como pintura em geral, lanternas, teto, capô, a existência do "Kit Manual" e outros, comunicando a oficina os eventuais casos de irregularidades; Apurar o destino de cada veículo conferido, inteirando-se, se os mesmos estão vendidos, ou se destinam a exposição ou eventos, a fim providenci...