Toyota retoma atividades nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba após estragos causados por vendaval na unidade de Porto Feliz
Toyota retoma atividades nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba após estragos causados por vendaval na unidade de Porto Feliz
Montadora em Sorocaba interrompeu atividades devido à falta de motores, feitos na unidade de Porto Feliz (SP) e distribuídos por toda a América Latina. Trabalhadores das unidades de Sorocaba e Indaiatuba (SP) voltam nesta terça-feira (21).
Fábrica da Toyota em Sorocaba (SP)
A Toyota vai retomar as atividades nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba (SP) nesta terça-feira (21), após suspensão por causa dos estragos causados por vendaval na unidade de Porto Feliz (SP).
A fábrica de Sorocaba, assim como a de Indaiatuba, na região de Campinas, foi impactada pelo vendaval que atingiu Porto Feliz, no dia 22 de setembro, devido à falta de motores feitos na unidade e distribuídos por toda a América Latina.
A sede de Sorocaba é responsável por montar os modelos Corolla, Corolla Cross e Yaris, além do lançamento do Yaris Cross, que estava programado para este ano, mas foi adiado para 2026. Ao todo, 4.500 trabalhadores voltarão ao trabalho.
Com a volta dos trabalhadores nesta terça-feira, a montagem de veículos deve recomeçar em novembro. Neste período, conforme apurado pela TV TEM, os colaboradores vão passar por treinamentos.
"Ocorrerá a retomada gradual da produção de veículos nas fábricas de Indaiatuba (SP) e Sorocaba (SP), priorizando a saúde e segurança das pessoas e a qualidade dos produtos", informou a empresa.
Imagens feitas por trabalhadores mostram os danos na empresa, em Porto Feliz (veja abaixo).
Temporal destelha fábrica de motores e carro capotado durante temporal em Porto Feliz
Layoff suspenso
O acordo de layoff, que entraria em vigor nesta terça-feira (21), foi suspenso nas unidades de Sorocaba e Indaiatuba.
A medida temporária que afeta a jornada e o salário, sem que haja demissões, seria adotada para a manutenção e planejamento da linha de produção da montadora.
Mais de 96% dos trabalhadores da montadora votaram a favor da proposta que garante estabilidade no emprego e pagamento integral do PPR.
A Toyota informou que a montagem dos veículos ocorrerá com motores e peças importados de outras unidades no exterior.
"Nesta primeira etapa, a Toyota do Brasil produzirá as versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross, tanto para os mercados doméstico quanto de exportação, sendo que o plano de produção para novembro e dezembro contempla a recuperação do volume de veículos híbridos não produzidos entre 23 de setembro e 31 de outubro."
O layoff (suspensão temporária dos contratos de trabalho ou a redução da jornada e do salário para que empresas possam superar dificuldades econômicas sem demitir em massa) segue mantido para os trabalhadores da fábrica de Porto Feliz, ainda sem previsão para retomada da produção.
Relembre o caso
O vendaval atingiu a região de Porto Feliz no dia 22 de setembro, causando diversos estragos pelo município, principalmente na região da fábrica.
Segundo a Defesa Civil, a cidade registrou rajadas de vento de até 90 km/h em diferentes pontos. A força do vento arrancou a cobertura e provocou danos.
Ainda conforme a Defesa Civil, Porto Feliz foi atingida por uma microexplosão, quando o vento sai da nuvem de chuva, a cumulonimbus, em alta velocidade, em direção ao solo.

.jpg)

Comentários
Postar um comentário